Lisandro Hubris
A Bíblia é tão mística como a feitiçaria, a alquimia e a astrologia
Textos
O LIVRE ARBÍTRIO é só uma falácia II
O LIVRE ARBÍTRIO é só uma falácia onde se tenta justificar o aforismo (máxima enunciada em poucas palavras), de que UM DEUS PERFEITO NÃO CRIARIA UM SER TÂO IMPERFEITO COMO O HOMEM...

Todavia como a proibição é uma restrição à liberdade; e quem faz algo proibido não está usando o livre arbítrio, mas sim, violando alguma regra, por ignorância, ou mesmo por má índole; duas atitudes que seriam incompatíveis com um ser perfeito.

Tanto a versão do PECADO ORIGINAL, como a suposta vinda de algum “SALVADOR”; (e que são a base do cristianismo), cai por terra.

O “livre arbítrio” é apenas uma ilusão religiosa, e o “casulo” onde se esconde o incapaz de conviver com a realidade; pois Não escolhemos NASCER, Não escolhemos o nosso SEXO, Não escolhemos o nosso BIÓTIPO, e Não escolhemos a ÉPOCA em que iremos viver.

O “livre arbítrio” é uma utopia, porque o homem e o Universo estão ligados aos acontecimentos anteriores, ligados aos acontecimentos locais; estão subordinados aos fatores geográficos e sociais; somos o fruto do meio onde nos encontramos, dependemos dos que interagem conosco, e dependemos dos recursos que dispomos.

Parte da conduta humana depende dos fatores que o individuo herdou, pois o homem é um ser biopsicossocial, e as suas escolhas sofrem interferências tanto das esferas biológica (hormônios), como da psicologia, e do meio ambiente.

Embora ao longo do tempo façamos escolhas, influenciemos, e sejamos influenciando, quanto MAIS o iludido acredita nas superstições MENOS ele consegue modificar a sua vida.

Além do LIVRE-ARBÍTRIO entra em choque com a ONISCIÊNCIA de Deus, já que Deus saberia quais decisões o homem vai tomar, ANTES que ele as tome...

Que raio de ESCOLHA LIVRE seria essa que direciona as coisas para um final profético?

Se o Livre Arbítrio existisse as “Profecias” não passariam de esquizofrenias; e o futuro seria previsível.

LIVRE-ARBÍTRIO é a desculpa que utilizamos quando não temos respostas para dar.
Se existe mal no mundo, foi o "livre-arbítrio"; mas se as coisas vão bem, é "graças a Deus".

Como o “livre-arbítrio” pode existir se estamos subordinados aos nossos genes, e as escolhas feitas pelos nossos antepassados?

Dependemos do momento histórico e dos recursos disponíveis; Interagimos com os que nos cerca; não escolhemos entre TODAS as possibilidades existentes; e podemos ser vítima de algum CRIME; sofrer algum ACIDENTE, ou ter o corpo invadido por inimigos...

Lisandro Hubris
Enviado por Lisandro Hubris em 20/03/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras