Lisandro Hubris
A Bíblia é tão mística como a feitiçaria, a alquimia e a astrologia
Textos
Como o “Halloween” (Dia das Bruxas), foi criado?
 
Tanto o HALLOWEEN como o "DIA DO RETORNO DOS MORTOS", se baseia nas milenares crenças de que os mortos sofreriam, ou de que os mortos poderiam de algum modo prejudicar os vivos.

O lunar Calendário celta tinha só 2 Estações, pois os celtas dividiam o ano em meses ESCUROS, e meses ENSOLARADOS.

Sendo que na lua cheia mais próxima do dia 1 de novembro, os celtas celebravam o “SAMHAIN”, o final da última colheita do ano, o início do armazenamento das provisões para os dias frios; e acreditavam que, à medida que os dias encurtavam, e as noites ficavam mais longas, era preciso espantar os Espíritos, bem como, revitalizar o Sol por meio de rituais e sacrifícios.

A celebração do “SAMHAIN” dos celtas, que viveram por volta de 1.500 anos a.C. era um antigo ritual onde se acreditava que no dia 31 de outubro, (inicio do mês da Hera), pelo fato do Ano Velho lunar terminar, o Ano Novo estar começando, a noite está se tornando maior do que o dia, e o Sol ter enfraquecido, a porta que separaria o mundo natural do sobrenatural se abriria, permitindo que os Espíritos dos não enterrados, e as almas penadas vagassem pelo mundo...

Como o povo celta que vivia no Norte da Europa (Grã-Bretanha, Irlanda, Suécia, Holanda, etc.)

Acreditava que as almas dos mortos retornavam aos seus lares; e na esperança de apaziguar os mortos; na Lua cheia mais próxima de 31 de outubro, os antigos realizavam um desagravo onde preparavam fogueiras, comidas, bebidas e presentes para os visitantes do Além.

Embora a Igreja sempre tenha proibido as festas pagãs, tenha condenado o chamado Dia das Bruxas.

E para diminuir as influências pagãs a Igreja tenha cristianizado a festa do “SAMHAIN”, assim como, criando o DIA DE FINADOS (02 de novembro), e o DIA DE TODOS OS SANTOS (01 de Novembro).

A colonização da América do Norte pelos emigrantes da Grã-Bretanha, Irlanda, Suécia, Escócia, e Holanda, fez com que a Cerimônia do antigo “SAMHAIN” terminasse virando a festa do HALLOWEEN, mais conhecido por Dia das bruxas; onde se colocam nas entradas das casas, objetos para assustar os mortos, tais como, abóboras enfeitadas, espelhos, cruz, forcas, etc.

Hoje as crianças vestidas de fantasma ou de bruxa, vão de casa em casa ameaçando fazer travessuras caso não recebam alguma guloseima do morador...

Sendo que os participantes do HALLOWEEN, sem saber, estão perpetuando o antigo ritual do Samhain.
 
Lisandro Hubris
Enviado por Lisandro Hubris em 29/10/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras