QUEM ABRIU O CAMINHO PARA O MACACO VIRAR HUMANO FOI UMA FUSÃO CÊNTRICA
Enquanto o chimpanzé possui 48 cromossomos (24 pares), os humanos têm apenas 46 cromossomos (23 pares), pois foi uma FUSÃO CÊNTRICA vantajosa (junção entre os cromossomos 12 e 13 do chimpanzé), que deu origem aos primeiros humanos.
Há cerca de 3 milhões de anos, uma MUTAÇÃO que conferiu resistência à malária mudou a molécula do açúcar Neu5Gc (muito comum nos chimpanzés, mas que já não existe nos seres humanos), para NEU5AC...
E tanto o sistema imunológico dos macacos mutantes, como o isolamento; ao dificultar o acasalamento com os antigos parceiros abriu caminho para que acontecesse uma FUSÃO CÊNTRICA vantajosa (junção entre os cromossomos 12 e 13 do chimpanzé). Pois o ácido siálico Neu5Gc, também chamado de açúcar é o responsável pelo reconhecimento e ligação do vírus as nossas células
A FUSÃO CÊNTRICA; as “MUTAÇÕES” benéficas, as TRANSFORMAÇÕES, e os RETROCRUZAMENTOS pelos quais passaram os nossos ancestrais, ao logo de milhões de gerações, deram origem aos primeiros hominídeos com aparência de macacos, porem com 46 cromossomos e não 48; e ajudaram esculpir os nossos genomas.
Os SAADANIUS foram um gênero extinto de primatas que existiu durante o Oligoceno; e que tem relação tanto com os antepassados dos macacos como com os hominídeos; mais eles só produziram algumas raças de humanos; já os macacos sendo a matriz que gerou os humanos, eles se transformaram em mais de 300 novas raças de símios.
A TAXONOMIA (o estudo sobre a classificação dos seres vivos), e o grau de diferença em nível molecular, concluíram que o Homo e o Pan devem ser agrupados em apenas um gênero.
Tantos os humanos como os macacos têm APTIDÕES MENTAIS parecidas, e os mesmos INSTINTOS.
Ambos têm características ANATÔMICAS semelhantes.
Ambos possuírem a mesma liberdade de MOVIMENTOS dos ombros e dos braços.
Ambos possuírem a mesma quantidade de OSSOS.
As MÃOS do homem e as dos macacos têm o mesmo feitio e a mesma habilidade.
Em ambos o primeiro DEDO oponível funciona como pinça para agarrar.
Entre o homem e o macaco há SEMELHANÇAS biológicas, físicas e culturais.
53 genes do genoma humano não existem no genoma do chimpanzé, ou não estão ativos.
E dos 3 bilhões de pares de genes que os chimpanzés têm, apenas 35 milhões (menos de 2%), são diferentes dos encontrados no DNA dos humanos.
Cerca de 85% dos homens brancos ainda tem o FATOR RH, que foi descoberto nas hemácias do macaco Rhesus.
Sendo que os homens e os chimpanzés possuem uma SIMILARIDADE genética próximo de 98,5%.
O que mais intriga na evolução humana não é a PROXIMIDADE genética entre as espécies, mas os genes responsáveis pelas DIFERENÇAS.
Para justificar, demonstrar e exemplificar as coisas que acontece; foram criadas as classificações taxonômicas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
Embora os ratos só tenham 300 genes diferentes dos humanos, nos ratos muitos genes humanos estão inativos.
A razão pelas quais os ratos têm muitos genes parecidos como os humanos; é que os ratos também são MAMÍFEROS como nós, e possuem uma fisiologia tão semelhante à nossa que podem ser utilizados em experiências onde se tanta compreender o organismo humano.