Lisandro Hubris
A Bíblia é tão mística como a feitiçaria, a alquimia e a astrologia
Textos
Se já não bastasse que da minha casa até o meu trabalho eu tenha que passar por 09 Igrejas e apenas uma única Escola (eu estou falando Escola, e não Faculdade)...

Na mente do religioso tem mais valor as ESTATÍSTICAS COM NÚMEROS PEQUENOS, onde se aponta alguma circunstância favorável ao que o religioso acredita (sem o menor senso
crítico), e ao mesmo tempo se ignora as centenas de fatos desfavoráveis, como acontece, por exemplo, num gigantesco desastre...

Até porque, para o religioso fundamentalista as “EVIDÊNCIAS ANEDÓTICAS”, onde se conta causos que supostamente contradiz alguma afirmação científica, tem mais peso do que todos os trabalhos científicos juntos; ainda que se trate de um caso raro e único.

Os cientistas chamam de “VIÉS DE CONFIRMAÇÃO” a tendência que os humanos têm de interpretar as informações de maneira que “confirmam” as suas crenças, ao mesmo tempo em que ignoram os dados que as contradizem.

Já que tanto os fundamentalistas, como os que possuem um cérebro fraco, ou medroso necessitariam da “proteção” psicológica que eles fantasiam receber do mitológico Papai do Céu; fica explicado por que em pleno século XXI as crenças errôneas ainda sobrevivem, apesar das evidências de que elas não estão alinhadas com a realidade.

Todavia, os custos sociais que a humanidade paga por acreditar nas crenças errôneas pode ser gigantesco, pois tanto a forma como compreendemos o mundo, bem como, o modo como interagimos, e os nossos objetivos, depende das nossas crenças.

Por isso, é preciso combater as jurássicas crendices religiosas.

Apesar do fundamentalista Não se interessar pelas evidências, ter fé no que acredita, e achar que o que ele acredita seria a verdade; o apelo à fé é uma falácia onde as convicções religiosas são contrapostas as razões e as evidências.

Mas apesar dos fundamentalistas acharem que estão agindo de forma racional, a verdade é que a escolha em acreditar em alguma coisa não é um substituto para a ciência.

Quando o religioso substitui a razão pela fé nas suas crenças, ele também estaria desistindo de raciocinar, e desistindo da única forma que temos de acesso à
verdade.
Lisandro Hubris
Enviado por Lisandro Hubris em 03/04/2015
Alterado em 05/04/2015
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras